Minerais, Minérios e Rochas


Rochas

O que são rochas?

    Rochas são estruturas sólidas constituídas por minerais elas são classificadas em rochas ígneas (magmáticas), sedimentares ou metamórficas de acordo com sua formação.
Se você observar o granito irá perceber grão de várias cores e brilho que são diferentes minerais. Sendo eles quartzo, mica e feldspato, esses minerais também são usados isoladamente como o quartzo usado na fabricação de vidro.



Como se formam as rochas?

Rochas ígneas (magmáticas):

    As rochas ígneas são formadas pelo resfriamento do magma, que pode ser rápido (rocha ígnea extrusiva) ou devagar (rocha ígnea intrusiva). Um exemplo de rocha ígnea extrusiva é o andesito (da família Tonalito-diorito), ele foi formado ao ar livre e por isso esfriou rapidamente, os minerais presentes no andesito não são diferenciadas à olho nu pois eles estão muito próximos um do outro.
   Um exemplo de rocha ígnea intrusiva é o granito (da família Granito-riolito) sendo o resultado do esfriamento devagar do magma. Esse processo ocorre abaixo da superfície e os minerais que o formam estão visíveis à olho nu.


 



Rochas sedimentares:

    As rochas sedimentares são formadas de sedimentos, que por sua vez é o resultado do intemperismo em qualquer tipo de rocha. O intemperismo é a reunião de processos químicos, físicos e biológicos que causam a fragmentação de rochas.





Rochas metamórficas:

    As rochas metamórficas são o resultado do metamorfismo, que pode acontecer com todos os tipos de rocha (rocha ígnea + rocha ígnea, rocha ígnea + rocha sedimentar, rocha sedimentar + rocha sedimentar, rocha sedimentar + rocha metamórfica, rocha metamórfica + rocha ígnea, rocha metamórfica + rocha metamórfica). Quando elas se originam a partir de rochas sedimentares, são chamadas de parametamórficas; quando são oriundas de rochas ígneas, são chamadas de ortometamórficas.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Movimentos Celestes